A Pessoa Com Deficiência Dialogando com a Arte


Para baixar em PDF clique na capa ao lado

Desde 2003, estudo o tema “Deficiência e Arte”, tanto em pesquisas de campo, quanto bibliográficas. Tive contato direto com os artistas, visando conhecer suas artes, produções, históricos, ideais, relacionamentos sociais, buscando traçar um perfil geral das relações pessoas com deficiência com as artes. Procurei registrar tudo que é realizado artisticamente, seja de forma individual ou coletiva, em todas as áreas: artes plásticas, artes cênicas, dança, fotografia, literatura, folclore, cinema, artes alternativas e cultura popular.

Nas pesquisas bibliográficas, fiz levantamento de dados (jornais, revistas, livros, etc), histórico e científico sobre a temática proposta, visando enriquecer ainda mais o meu estudo, além de conhecer trabalhos realizados com pessoas com deficiência nas áreas de arte-terapia e arte-educação.

Grande parte desse material colhido, hoje faz parte do acervo da Rede Saci, na Universidade de São Paulo-USP. Mas uma síntese desses meus estudos está neste livro, onde sigo caminhos como: Refletir sobre a política e atividades da Inclusão Escolar; Organização e atividades na Sala de Aula Inclusiva; Uma revisão histórica sobre a presença da pessoa com deficiência ao longo da História da Arte; As possibilidades de trabalhos artísticos entre alunos com e sem deficiência dentro da Escola como uma forma natural de Interação, pois, dentro de uma sala de aula ou sala de artes, tudo ocorrerá de forma natural a inclusão entre todos os envolvidos.

E, concluindo, apresento propostas do uso da arte como profissionalização para várias pessoas com deficiência, seu ingresso no mercado de trabalho e a conquista de sua independência - o que é o objetivo final da Educação Inclusiva.
Caso queira a edição umpressa CLIQUE AQUI

Deixe um Comentário

Olá, ficarei muito feliz se você puder comentar este texto.
Um abração!
Emílio Figueira

Postagem Anterior Próxima Postagem