Como Lidar Com A Depressão Na Terceira Idade – Por Emílio Figueira


A depressão é uma doença muito sensível, em qualquer idade. Mas quando se trata de idosos, devemos ter uma atenção maior para os sintomas desta doença. Por conta da idade e do pensamento de invalidez, muitas vezes não notamos a depressão na terceira idade.
Pensamentos como “são sempre tristes e mal-humorados”, “falam coisas sem sentido”, “são sempre esquecidos”, entre outros, podem prejudicar no diagnóstico da depressão na terceira idade.
Por isso, devemos estar sempre atentos ao comportamento dos idosos. Sempre que notarmos algo estranho, ou uma mudança de comportamento, temos que consultar um especialista. Os transtornos mentais mais comuns entre essa faixa etária são: demência, delirium e depressão.

No meu e-book, Psicologia do envelhecimento para leigos, você pode entender melhor como avaliar estes comportamentos e o que fazer. Para alguns, conviver e cuidar de pessoas idosas é um desafio muito difícil.
Por isso existem as casas de repouso e os asilos, mas será que isso é o melhor a se fazer? Será que a pessoa que tanto cuidou de você não merece ter uma velhice tranquila, ao lado daqueles que sempre amou?

Casas de repouso x depressão na terceira idade

Quando escrevi o livro Psicologia Do Envelhecimento Para Leigos, realizei muitas pesquisas, inclusive sobre casos de depressão. Estima-se que cerca de 15% dos idosos apresentam sintomas de depressão na terceira idade, e quase 2% deles possuem a doença em um estágio grave.
Quando se trata de idosos que estão internados em casas de repousos e asilos este número é ainda maior. Por isso trago, em meu e-book, uma análise muito bem detalhada deste assunto, baseado nos estudos de psicologia comportamental-cognitiva.

Sobre a depressão

A depressão é um transtorno de humor onde a pessoa passa a ter sentimentos intensos de tristeza, desespero e desesperança. Esses sentimentos, que, na verdade, são sintomas da doença, passam a interferir diretamente na vida da pessoa.
Atividades como trabalhar, comer, e hobbies acabam sendo coisas que não criam mais estímulos algum em um depressivo. Geralmente, essa falta de ânimo acaba fazendo com que a vontade de ficar deitado, sem fazer nada, seja mais frequente.
Para considerarmos esses sentimentos como sintomas da depressão, precisamos criar o hábito de monitorá-los, descobrir a frequência com que eles acontecem e, assim, conversar com médicos a respeito disso.
depressão na terceira idade, ou em qualquer outra fase da vida, pode ser leve, moderada ou severa. Todas elas costumam ter coisas comuns, e, quando se trata dos idosos, de uma maneira muito mais acentuada.

Como lidar com a depressão na terceira idade

1 – Seja presente. Esteja sempre por perto da pessoa.
2 – Mostre seu apoio através de gestos pequenos
3 – Jamais critique ou julgue a pessoa depressiva
4 – Não tente minimizar a dor
5 – Evite dar conselhos
6 – Não faça comparações
7 – Seja paciente
Esses são os 7 passos para lidar com a depressão na terceira idade, ou em qualquer outra fase da vida.

Postar um comentário

Por favor, assine o nosso LIVRO DE VISITAS, escrevendo o que desejar neste espaço. Agradecemos de coração!

Postagem Anterior Próxima Postagem