Volta às Aulas: Dois Livros de Emílio Figueira Pela Wak Editora


As Pessoas Com Deficiência Na História Do Brasil – Uma trajetória de silêncios e gritos!"

Neste momento de volta às aulas, indico um dos meus livros pela W.A.K. Editora. “As Pessoas Com Deficiência Na História Do Brasil – Uma trajetória de silêncios e gritos!", em sua quarta edição, revisada e ampliada. Ele começa desde o descobrimento do país, mostrando como essas pessoas foram tratadas ao longo do tempo pela perspectiva religiosa, assistencial ou médica.

No campo educacional, a Educação Especial se desenvolveu em três períodos distintos, desde o surgimento de instituições até a era da Educação Inclusiva.

Surto de poliomielite, nascimento de crianças com más formações, acidentes automobilísticos, contribuíram para o aumento do número de pessoas com deficiência, impulsionando o desenvolvimento da Reabilitação Profissional.

Se por séculos as pessoas com deficiência caminharam em silêncio, a partir de 1981, o Ano Internacional da Pessoa Deficiente, elas despertaram politicamente, alcançando conquistas significativas ao longo de mais de 50 anos de militância.

Na cultura, as lendas brasileiras frequentemente abordam a deficiência de forma pejorativa. No entanto, a literatura e as artes revelam a presença marcante de autores e artistas com alguma forma de limitação.

Nos esportes, o Brasil se destaca nos Jogos Paralímpicos, tornando-se uma potência mundial no esporte, desde a fundação do Comitê Paralímpico Internacional.

Organizado de forma didática e multidisciplinar, é uma leitura essencial para áreas como Psicologia, Pedagogia, História, Medicina, Política e afins.

Encontre esta obra com 215 páginas de conhecimento, nos formatos impresso ou digital em livrarias pelo país, ou acesse o site da editora www.wakeditora.com.br, onde sempre rolam descontos.

Dê um passo em direção ao entendimento, à inclusão e ao respeito. Boa leitura pela história das pessoas com deficiência!


“Psicologia E Inclusão – Atuações Psicológicas Em Pessoas Com Deficiência”


Neste início de aulas, quero fazer mais uma sugestão de leitura. De certo que as pessoas com deficiências ficaram por muito tempo escondidas do convívio social. Só que nos últimos trinta anos, um novo conceito surgiu:  inclusão, ganhando toda a sociedade brasileira e chegou às faculdades de psicologia. Área que tem muito a colaborar nesse processo. 

E quais devem ser as atuações dos psicólogos na construção de uma sociedade igualitária para todos, incluindo em seu contexto essas pessoas?

Em um universo com tantas informações fragmentadas e espalhadas, o meu livro “Psicologia E Inclusão – Atuações Psicológicas Em Pessoas Com Deficiência”,/pela W.A.K Editora, reúne e preenche uma lacuna de falta de orientações seguras e específicas. 

Em seis capítulos, parte de uma visão histórica e cultural da deficiência. 

Revisa de forma didática o pensamento e obras de Lev Vygotsky em um diálogo contemporâneo com esse teórico da inclusão. 

No contexto da Educação Inclusiva, traz subsídios de atuações psicológicas junto à alunos com necessidades educacionais especiais, alunos com transtornos de desenvolvimentos globais e alunos com altas habilidades. 

No mundo da psicologia organizacional, decorre das atuações dos psicólogos junto às pessoas com deficiência que ingressam ou já estejam incluídas no mercado de trabalho formal e os reflexos positivos em suas vidas como um todo. 

E, em psicologia social, foca a importância de se despertar as pessoas com deficiência, suas consciências políticas e emancipadas para que elas sejam suas próprias agentes de inclusão!

Dirigida a graduandos, profissionais da psicologia, educação, recursos humanos e afins, “Psicologia E Inclusão – Atuações Psicológicas Em Pessoas Com Deficiência”, 172 páginas, pode ser encontrada nas livrarias físicas e digitais de todo o país ou no site www.wakeditora.com.br, onde sempre rolam descontos.

Mais que um livro-texto, essa é uma obra que fala de possibilidades das atuações psicológicas inclusivas.


Postar um comentário

Por favor, assine o nosso LIVRO DE VISITAS, escrevendo o que desejar neste espaço. Agradecemos de coração!

Postagem Anterior Próxima Postagem