Jornal O Dia: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual


Artigo publicado no Jornal O Dia – Coluna Opinião – 25/08/2018
Foi instituída o ano passado pela Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, sempre entre os dias 21 a 28 de agosto. Durante esses dias, a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), abre debates para a reflexão da igualdade e inclusão social. O objetivo é sensibilizar governos e comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção para as suas necessidades, através de ações específicas.


Este ano o tema é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, reafirmando no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos. seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.
A Fenapaes convoca todas as Apaes e entidades filiadas a realizem ações de incentivo em seus municípios e estados e convida toda a sociedade a participarem dessa grande mobilização. E já que o tema deste ano é a Família, nada melhor do que refletirmos sobre isto.É de fundamental importância que a família esteja engajada diretamente neste projeto de reabilitação e/ou de Escola Inclusiva. Não podemos esquecer inicialmente que o nascimento de uma criança com algum tipo de deficiência já traz várias reações e sentimentos à família e uma desorganização emocional, a qual só reencontrará o equilíbrio com a aceitação do fato. Quanto maior for essa aceitação maior será o envolvimento no processo terapêutico e educacional da criança. Papéis que pais, familiares e professores desempenham no desenvolvimento e educação da criança são próximos e complementares e podem proporcionar à criança melhores oportunidades no desenvolvimento de suas capacidades, seja qual for a sua limitação.
Posso propor a esses familiares, que uma das primeiras formas para realizar isto pode participando de reuniões da equipe escolar para planejar, adaptar o currículo e compartilhar sucessos. Ser incorporados pela escola como parceiros de planos da equipe, participando de todos os aspectos operacionais da escola. Estar nas atividades extracurriculares e terem acesso a treinamentos relevantes.
A escola desenvolver informações sobre os serviços de apoio à família, pois nesta interação escola/família, a Inclusão Escolar obterá muito mais êxitos educacionais e em campanhas como a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Edição impressa do O DIA no domingo
Emílio Figueira, psicólogo, autor do livro “Psicologia e Inclusão – Intervenções psicológicas  em pessoas com deficiência” (Wak Editora)

Postar um comentário

Por favor, assine o nosso LIVRO DE VISITAS, escrevendo o que desejar neste espaço. Agradecemos de coração!

Postagem Anterior Próxima Postagem