“EU NÃO TENHO SORTE NO AMOR!” – SERÁ??? – Por Emílio Figueira


LIVRO DISPONÍVERL NA AMAZON, CLIQUE AQUI
Talvez você seja alguém que vive repetindo que não tem sorte no amor ou que não merece ser feliz na vida sentimental. Essas crenças negativas, que prejudicam o sucesso dos relacionamentos, aumentam ainda mais em tempos de individualismo.
Muitas vezes o problema para se encontrar um amor somos nós mesmos. Mas é possível promover uma mudança positiva na vida afetiva, minimizando o foco no outro, aumentando o conhecimento que temos ao nosso respeito e a forma de como interagimos com o mundo.
Nosso sucesso nos relacionamentos amorosos passa por compreender o modelo de mundo em que vivemos, saber como o(a) parceiro(a) pensa, como se  processa internamente as experiências do dia-a-dia e detectar as crenças e valores do ser amado, pode ser determinante para a relação.
Uma pessoa que vive repetindo que não tem sorte no amor está se recusando a viver uma relação saudável. Somos e nos comportamos de acordo com aquilo que pronunciamos. A repetição verbalizada ou o diálogo interno interferem em nossas questões do dia-a-dia e em nossas relações pessoais e amorosas.
Viver repetindo que não se tem sorte no amor é prejudicial, criando crenças e condicionando o cérebro ao pessimismo e há muitas autossabotagens.
Talvez a raiz desse pessimismo seja as nossas experiências passadas. Para muitos de nós, ao término de um relacionamento, pode ser comum sentimentos negativos surgirem. O tempo cura algumas feridas, mas outras permanecem abertas, impedindo que novas experiências amorosas aconteçam. Preguiça de recomeçar, o que pode está ligado ao conforto, medo de se expor para não ter que lidar com pessoas e situações indesejáveis, bloqueando o movimento, o novo. E tendo medo do novo, criamos uma autoprisão. Principalmente as pessoas que foram muito magoadas ou traídas.
Após o término de um relacionamento, sempre é bom algum tempo sozinho(a) e fazer uma autoanalise, descobrir as próprias qualidades e ganhar respeito por si mesmo. Mas não podemos evitar se arriscar em novos relacionamentos. Muitos por não saber o que pode acontecer, acabam ficando com o pé atrás, com medo do desconhecido, medo de sofrer novamente, de ser abandonado(a), de não dar certo ou ter algo negativo.
Pensar positivo é projetar o futuro é um exercício fundamental numa relação. Devemos saber separar entre lidar com as diferenças e planejar negativamente esse futuro. Muitas vezes, até mesmo em um comportamento de fuga por vários motivos, preferimos dizer antecipadamente que não dará certo e desistir, lamentando-se achando que a felicidade é para poucos. A linguagem negativa irá atrair fatos negativos. Autoderrotamos diariamente com perguntas como:
– Será que vai dar certo?
– Será que ela/ele é o(a) parceiro(a) ideal?
Nosso foco precisa ser no que se espera de uma relação. Ser franco e honesto no começo pode evitar desencontros, futuros contribuindo assim para um relacionamento saudável, baseado em valores comuns aos dois.
Deixar de ser uma pessoa pessimista em relação ao amor é totalmente possível. Precisamos mudar essa forma de enxergar os relacionamentos, a maneira como nos sentimos e nos comportamos. Isto porque, acumulando experiências, aprendemos com o tempo a nos conhecermos e a diferenciar as coisas que serão boas ou ruins para nosso corpo e mente.
Saber socializar isso com nosso(a) parceiro(a) pode ser o começo para um bom entendimento, servindo de base para o respeito aos limites e também para uma compreensão maior para as atitudes que reprovamos. Muitas vezes o certo para nós pode ser demasiadamente errado para o outro. Em um relacionamento saudável, o primeiro passo sempre será a conversa.
Em tempos de individualismo, as diferenças são muitas e a tolerância parece estar diminuindo nos relacionamentos modernos. As individualidades são preservadas a qualquer custo. E isto precisa ser trabalhado e rompido. Conversar é o caminho mais curto para semear a paz no casal. Muitas vezes é até melhor acalmar os ânimos para que o diálogo dê frutos.

Postar um comentário

Por favor, assine o nosso LIVRO DE VISITAS, escrevendo o que desejar neste espaço. Agradecemos de coração!

Postagem Anterior Próxima Postagem