A Psicologia é um campo de muitas possibilidades. E uma
delas é atuar junto aos profissionais envolvidos em atividades educacionais
(professores, diretores, coordenadores, educadores) oferecendo contribuições da
Psicologia do Desenvolvimento, Aprendizagem, Ensino, Social, para melhorias nos
processos de ensino e de aprendizagem.
Além do processo ensino-aprendizagem e desenvolvimento
humano particularmente, algumas das temáticas de atuação dentro da Psicologia
Escolar são a escolarização em todos os seus níveis, inclusão de pessoas com
deficiências, políticas públicas em educação, gestão psicoeducacional em
instituições, avaliação psicológica, história da Psicologia Escolar, formação
continuada de professores, entre outras.
Hoje, muitos de nós psicólogos, membros de uma equipe
escolar ou não, estamos sendo chamados para auxiliar professores com alunos
inclusivos. Tenho recebido inúmeras mensagens de colegas perguntando-me: Qual o
papel e as mediações que um psicólogo deve exercer neste processo de Educação
Inclusiva?
São várias possibilidades de mediações. Inclusive, as inseguranças dos professores,
acredito como sempre que a raiz do problema é a falta de informações claras e
objetivas. O caminho para sanar tais inseguranças será promovendo encontros
e/ou treinamentos de formação e discussões em que sejam apresentadas as novas
concepções sobre a inclusão, que falam, sobretudo, das possibilidades de aprendizagem.
O psicólogo pode contribuir muito para a educação, mas como
bem sabemos nem todas as escolas (principalmente as públicas) contam com um
psicólogo atualmente. Esse fato que vem sendo tema recorrente de discussões
políticas e acadêmicas tem origens históricas, quando a profissão de psicólogo
surgiu no Brasil por razões educacionais. Os primeiros laboratórios de
Psicologia no Brasil foram criados por pedagogos nas Escolas Normais com fins
de pesquisas em Psicologia Educacional no começo do século XX.
As possibilidades de atuação do Psicólogo no meio escolar
são diversas, levando em conta teorias a respeito do desenvolvimento humano, a
escola como instituição e todas as suas variações e evoluções.
Publicado em 28/10/2020