Aula 34 – Orientações Para Promover A Aprendizagem Do Aluno Com TGD Na Escola



Estas são orientações para professores e/ou orientadores pedagógicos. Começando por evitar atitudes que agravam os problemas emocionais desses alunos:



forçar a criança a ficar no espaço sem dialogar:



ridicularizar seus sentimentos;



usar chantagens e subornos;



ignorar o medo para ver se a criança esquece.



Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária. Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola. Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação e estas são sugestões pedagógicas e serem trabalhadas na sala de aula:






Fazer da organização da sala uma rotina diária, com recursos visuais e auditivos;



Dividir as atividades em atividades menores;



Iniciar as aulas pelas atividades que requerem atenção, deixando para o final aquelas que são mais agradáveis e estimulantes;



Utilizar música ao fundo, proporcionando um clima agradável, harmonioso e tranquilo;



Adotar uma atitude positiva, com elogios e “recompensas” por comportamentos adequados. Isto criará um equilíbrio em relação às chamadas de atenção para os alunos quando eles fazem algo errado.



Apresentar as atividades do currículo visualmente é outra ação que ajuda no processo de aprendizagem desses alunos. Fazer ajustes nas atividades sempre que necessário e conte com a ajuda do profissional responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Também cabe ao professor identificar as potências dos alunos. Invista em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança. Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como ‘porto seguro’ e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.



Muitos professores se sentem desamparados quando recebem alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento. Acreditamos que um dos motivos para o surgimento dessa sensação seja certo desconhecimento sobre o assunto. A inserção na escola de alunos com TGD deve ser respeitando-se as limitações deles, para que seja benéfica tanto para estudantes que tenha deficiência, quanto para àqueles que não tenha. Essa inclusão pode acontecer respeitando os seguintes aspectos:



Sendo de maneira grupal, respeitando o tempo de adaptação do aluno;



Com a companhia de um acompanhante terapêutico, que deve estar junto do aluno em tarefas durante a permanência na escola, caso seja necessário.



Tendo a participação de escolarização de qualquer aluno, a parceria entre família e a escola é primordial, e nos casos das crianças com TGD ela é indispensável.



Nas intervenções pedagógicas de alunos com TGD os professores precisam focar em três áreas: sociabilização, comunicação e cognição. Isto equivale a dizer que o professor deve estimular o aluno para que:



SOCIABILIZAÇÃO



Mantenha contato visual



Manifeste interesse por objetos, pessoas o pelo ambiente



Identifique-se dentro de um grupo



Aceite contato físico com os colegas



Procure contato afetivo



Imite ações



Expresse sentimentos



Compartilhe objetos



Coopere com os outros



Compreenda e obedeça as regras sociais



Realize atividades com independência e participe de atividades cooperativas em grupo







COMUNICAÇÃO



Reconheça o seu ambiente



Responda e imite gestos



Atenda a comando simples



Compreenda o sentido do “sim” e do “não”



Reconheça partes do corpo em si e nos outros



Reconheça e aponte abjetos e figuras



Repita e emita sons onomatopaicos



Emita palavras isoladas, designando suas necessidades



Use palavras significativas



Diga seu próprio nome e de pessoas conhecidas



Empregue artigos, pronomes e conjunções adequadamente



Nomeie seus próprios desenhos, bem como cores, formas e tamanhos



Participe de rodas de conversas.







COGNIÇÃO



Mantenha contato visual



Procure por objetos que estejam fora de sua linha de visão



Explore e toque objetos



Interprete estímulos visuais com: intensidade de luz, cor, forma, tamanhos, espessura e altura



Saiba discriminar semelhança e diferenças



Discrimine, perceba e localize fontes sonoras



Reconheça e reproduza canções



Rabisque ou desenhe



Realize atividades de encaixar peças



Folheie livros e revistas



Monte quebra-cabeças



Faça dobraduras simples e se tiver condições, complexas também



Monte e desmonte brinquedos



Realize modelagem com argila, massa de modelar



Perceba as partes e todo em objetos, gravuras e desenhos



Realize rasgaduras e recortes de papéis



Escreva seu nome e dependendo do estágio de outras pessoas, bem como frases e texto.

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