O superdotado pode ter qualquer perfil, do mais bagunceiro ao
braço direito da professora, passando pelo tímido. O que o torna diferente é a
habilidade acima da média em uma área específica do conhecimento. Isso pode ter
razões genéticas ou ter sido moldado pelo ambiente em que o aluno vive.
Raramente, os superdotados têm múltiplas habilidades. Portanto, uma boa pista
para encontrá-los é reparar no desempenho e no interesse muito maiores por um
determinado assunto.
O professor deve desconfiar de estudantes com vocabulário
avançado, perfeccionistas, contestadores, sensíveis a temas mais abordados por
adultos e que não gostem de rotina. O Ministério da Educação montou um
formulário com 24 frases que ajudam a identificar estudantes assim (confira a
lista no quadro "Como identificar a superdotação"). Se
você reconhece um de seus alunos como possível superdotado, procure o Núcleo de
Atividades de Altas Habilidades/Superdotação na Secretaria de Educação de seu
estado.
Os núcleos têm a obrigação de indicar uma psicopedagoga para
avaliar se a criança ou o jovem têm mesmo uma alta habilidade - e encaminhá-lo
ao programa oficial de estímulo, com atividades extraclasse e orientações para
o professor e a família. Instituições não governamentais também apoiam
professores e familiares que procuram ajuda para desenvolver talentos. Alguns
exemplos são o Instituto
Rogério Sternberg, no Rio de Janeiro, e o Núcleo de Apoio às Pessoas com
Necessidades Especiais da Universidade Federal do Paraná.
Como identificar a superdotação
Reserve alguns minutos para listar os nomes dos alunos que logo
vêm à sua mente quando você lê as descrições abaixo. Utilize essa lista
(preparada pelo MEC) como uma "associação livre" e de forma rápida. É
provável que você encontre mais do que um estudante em cada item. Quem exibir
consistentemente vários dos comportamentos tem fortes chances de apresentar
altas habilidades.
1 Aprende fácil e rapidamente.
2 É original, imaginativo,
criativo, não convencional.
3 Está sempre bem informado,
inclusive em áreas não comuns.
4 Pensa de forma incomum para
resolver problemas.
5 É persistente, independente,
autodirecionado (faz coisa sem que seja mandado).
6 Persuasivo, é capaz de
influenciar os outros.
7 Mostra senso comum e pode não
tolerar tolices.
8 Inquisitivo e cético, está
sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas.
9 Adapta-se com bastante rapidez a
novas situações e a novos ambientes.
10 É esperto ao fazer coisas com
materiais comuns.
11 Tem muitas habilidades nas artes
(música, dança, desenho etc.).
12 Entende a importância da
natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo etc.).
13 Tem vocabulário excepcional, é
verbalmente fluente.
14 Aprende facilmente novas
línguas.
15 Trabalhador independente.
16 Tem bom julgamento, é lógico.
17 É flexível e aberto.
18 Versátil, tem múltiplos
interesses, alguns deles acima da idade cronológica.
19 Mostra sacadas e percepções
incomuns.
20 Demonstra alto nível de
sensibilidade e empatia com os outros.
21 Apresenta excelente senso de
humor.
22 Resiste à rotina e à repetição.
23 Expressa ideias e reações,
frequentemente de forma argumentativa.
24 É sensível à verdade e à honra.