Este livro está nascendo com mais de 20 anos de idade. Isto porque, durante toda a década de 1990, realizei intensas atividades nesta área que intitulei como “Deficiência e Comunicação Social”. Por um lado, enquanto jornalista, atuei em várias publicações alternativas e em publicações de massa. A condição de repórter especial permitiu-me realizar entrevistas, escrever reportagens, colunas, artigos de opinião sobre as questões que envolvem questões das pessoas com deficiência.
Mas também, na condição de consultor e pesquisador científico, possibilitou-me realizar pesquisas acadêmicas sobre a imagem dessas pessoas nos meios de comunicação de massa e como se dava essa relação. Resultados foram os inúmeros estudos que pude escrever sobre a temática e uma especialização em jornalismo científico pelo Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio Palatais (USP/Bauru) com a monografia “Deficiência e Comunicação Social – divulgação e normalização”.
Nos anos 2000, fui estudar Psicologia, tendo mais subsídios técnico-científicos para me aprofundar nas análises e aperfeiçoamento de meus escritos. Grande parte desses escritos estão compilados neste livro introdutório e reflexivo sobre o tema, que renomeio como “COMUNICAÇÃO SOCIAL INCLUSIVA”.
Neste contexto, creio que esta obra tem um caráter histórico, registrando inclusive, a história das duas publicações pioneiras realmente jornalísticas no Brasil voltadas às pessoas com deficiência: o jornal carioca “Desafio de Hoje” e a paulista “Revista Integração”. Duas publicações que não mais existem e que residem nas memórias de poucos, mesmo com a importância que tiveram.
Após os anos 1990, com toda a evolução, discussão e conquistas para uma sociedade realmente inclusiva, a pessoa com deficiência tem ganhado muito espaço na mídia, principalmente de forma positiva. Mas sempre haverá espaço para se discutir e melhorar essas participações midiáticas.
BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE
CLIQUE AQUI e o arquivo se abrirá no formato PDF em outra aba do seu navegador
Basta salvar o arquivo em seu computador e BOA LEITURA!!!
Área
Obras Gratuitas
Muito bom seu acervo sobre Educação Inclusiva. Parabéns!!
ResponderExcluir