Troféu A/RAMPA: “Além De Nossas Ideologias”



NOTA: Discurso escrito por Emílio Figueira, ao receber o Troféu A/RAMPA, oferecido pela a Associação Regional de Deficientes e Amputados, por várias matérias escritas, principalmente a grande reportagem “Portadores de Deficiência Gaúchos: Lutas e Concretizações dos Pampas”. Nessas palavras, ele revela detalhes da sua linha de pesquisa “DEFICIÊNCIA E COMUNICAÇÃO SOCIAL”.





Prezados Senhores membros da A/RAMPA, autoridades e demais presentes…



Quando plantamos uma semente (esperando dela árvore e frutos) não temos a dimensão realmente do tempo que possa levar para alcançar os nossos objetivos. Mas sabemos que, se adubarmos e molharmos, tais objetivos serão conquistados, embora muitas vezes, em nossos anseios de semear novas ideias, não podemos estar presentes em momentos como este de colheita!






Por isso, receber o TROFÉU A/RAMPA, tem para nós, uma conotação muito maior daquilo que os senhores chamaram de “uma simples homenagem”; reflete pesquisa já com três anos. Quando uma especialização na área da “COMUNICAÇÃO SOCIAL e DEFICIÊNCIA”, ainda não imaginávamos o que viria pela frente, mas já sabíamos da riqueza do tema que tínhamos em mãos e muita disposição de ir em frente…



Antes porém, de falarmos das alegrias, não podemos ocultar as dificuldades e até mesmo algumas frustrações, tais como o descrédito a nossa pesquisa; mesmo assim, acreditando em sua importância para o contexto social, a realizarmos até aqui por conta própria. Como frustração, podemos citar a extinção, em 1993, da REVISTA INTEGRAÇÃO – órgão que escrevemos por quatro anos e onde por algumas vezes publicamos matérias sobre os amigos aqui do Rio Grande do Sul. Motivo para nós .de tristeza e saudocismo!



Todavia, dificuldades a parte, hoje podemos começar a comemorar diante do germinar dos bons frutos. Nossa pesquisa “COMUNICAÇÃO SOCIAL E DEFICIÊNCIA”, deixou de ser apenas uma utopia e já conta com fatos concretos. Contamos inclusive, com alguns respaldos internacionais da Real Patronato de Prevención y Atención a Personas con Minusialia, da Espanha, que tem nos fornecido materiais bibliográficos.



Sobretudo, acreditamos na força da informação em prol da pessoa portadora de deficiência. A comunicação em nossa área constitui-se em algo de mão dupla. Temos inúmeras coisas e novidades boas acontecendo, inovações na área da reabilitação, que quase nunca chegam ao conhecimento de todos. Assim, também, falta a expansão de novas ideias e conceitos! Por outro lado, podemos utilizar os espaços abertos em nossa chamada imprensa democrática para veicular matérias e/ou artigos de prevenção e concretização das deficiências, ressaltando sempre o lado positivo e humano de seus portadores, tais como suas necessidades e potencialidades…



Nossas realizações e conquistas neste sentido ainda são pequenas, mas já nos fazem acreditar que estamos no caminho certo e descobrindo outros objetivos. Extrapoladas as nossas utopias, hoje a realidade nos aponta frutos concretos e revela a possibilidade de, juntamente com a nossa experiência de pesquisador, futuramente termos “um jornalismo especializado em nossa área e questões”! Lutaremos por isso… Motivo também que, aproveitando a oportunidade, tomamos a liberdade de convidar aos nossos amigos gaúchos para que somem conosco em mais esta empreitada.



Novamente queremos agradecer a lembrança do nosso nome para receber esta homenagem. Saibam os senhores o quanto está sendo gratificante para nós receber o TROFÉU A/RAMPA, além do incentivo que ele nos representa. Agradecemos também a senhorita Andreia Festugatto, nossa particular amiga, por estar nos representando nesta ocasião. Assim, pedimos nossas desculpas por não podermos estar aqui hoje, devido a motivo de forças maiores. Mas saibam os senhores que neste momento festivo, estarei abraçando à cada um de vós mentalmente! ! !



Caxias do Sul, 13 de novembro de 1994

Postar um comentário

Por favor, assine o nosso LIVRO DE VISITAS, escrevendo o que desejar neste espaço. Agradecemos de coração!

Postagem Anterior Próxima Postagem