O PAPEL DA CRECHE NA INCLUSÃO ESCOLAR - InstaCrônicas 04

 


A Inclusão Escolar de aluno com deficiência exige que a educação de maneira geral reveja seu papel, fundamentando-se no princípio da educação como o direito social de todo cidadão brasileiro. Ela permitiu a ampliação do debate e da reflexão sobre a diversidade humana nas dimensões sociais e, ao mesmo tempo, das diferenças e necessidades individuais. A educação infantil não pode fugir dessa responsabilidade, permitindo-se na mudança de ideias e em atitudes e práticas nos âmbitos políticos, pedagógicos e administrativos, gerando mudanças paradigmáticas na sociedade como um todo.

Numa creche ou escola infantil inclusiva, há de se pensar na importância do planejamento, garantindo um ambiente estimulante de aprendizagem e desenvolvimento para todas as crianças. Uma vez em que elas passam grande parte do seu tempo nesses locais, temos que considerar a implantação de formas de complementar as necessidades da criança pequena, tenha ela uma necessidade educacional especial ou não. Nesse contexto de interações devem estar: a oportunidade de todas participarem das brincadeiras e jogos, escolhendo os seus parceiros e outros recursos, participarem das combinações de regras de convivência em grupo, escolha de materiais e do espaço se isto for pertinente.

Com isso, a criança aprende a cuidar do material de uso individual ou coletivo, aprende a dialogar como forma de lidar com os conflitos, aprende a escolher com autonomia ao ter suas decisões respeitadas e apoiadas pelos adultos, aprende a realizar sozinha ou com pouca ajuda de outras pessoas. E, relacionando-se com os colegas e adultos, demonstram suas necessidades, interesses, gostos e preferências.

A valorização das ações de cooperação e solidariedade, o desenvolvimento de atitudes e a ajuda na colaboração e compartilhando suas vivências nascem da convivência coletiva.

Publicado em 12/10/2020

Deixe um Comentário

Olá, ficarei muito feliz se você puder comentar este texto.
Um abração!
Emílio Figueira

Postagem Anterior Próxima Postagem