SE INCLUIR É SOMAR, FAÇA DA INCLUSÃO ESCOLAR UMA TAREFA DE TODOS


Você com certeza já passou por isso. Nos últimos anos, o assunto educação Inclusiva ganhou muito espaço dentro das escolas. Professores estão fazendo cursos para receber alunos inclusivos. Casos positivos, outros desafiadores, mas todos com uma necessidade em comum de serem incluídos.

E neste desafio, nem sempre você encontra orientações de confiança. Muito menos material adequado sobre inclusão para estudar ou usar em suas atividades pedagógicas.

Aliás, incluir não deve ser uma tarefa exclusiva dos professores, mas sim de todos na escola. Inclusive, envolvendo também os alunos como agentes naturais de inclusão escolar.

Mas como? Bom, talvez isso ajude:

Emílio Figueira, escritor e especialista em Educação Inclusiva há quarenta anos e considerado um caso de inclusão que deu certo, tem uma novidade. Ele acaba de criar o site FOLHETINS EMILIANOS, reunindo de forma gratuita toda a sua obra literária. E neste espaço virtual, você professor, encontrará três propostas, duas delas específicas para trabalhar o tema Educação Inclusiva em sala de aula.

O primeiro deles é o material paradidático "A INCLUSÃO EM SUA ESCOLA". Uma série de cinco partes que explica quem são as pessoas com deficiência, um pouco de história delas, conceitos de inclusão, tipos das deficiências físicas e sensoriais. Além disso, trabalha temas como os de acessibilidade, materiais adaptados, convivência entre todos os alunos com ou sem deficiência e por fim, propostas de atividades ao final de cada parte, preparando os alunos como agentes de inclusão escolar.

A segunda sugestão aos alunos do ensino fundamental, JUCA, O BOLEIRO é uma leitura que poderá trazer boas discussões em sala de aula. Na escola, a turma do oitavo ano sente a falta de Juca, um colega cadeirante, descobrindo que ele foi transferido por falta de acessibilidade no local. Iniciam um movimento para sua volta e, ao mesmo tempo, pedem que sua escola seja toda adaptada e inclusiva.

E para quem se interessar, ainda poderá ler FLORES ENTRE ROCHAS – QUANDO A EDUCAÇÃO SE FAZ PELO AMOR!. Um romance dedicado aos professores, educadores, diretores, coordenadores pedagógicos, equipes de apoio escolar e alunos de pedagogia. Um enredo lúdico, centralizado na inclusão dentro da educação infantil e no dia a dia da rotina escolar.

Lembrando que todo esse material é gratuito. FOLHETINS EMILIANOS é um novo conceito para apresentar literatura aberta, livre e com acessibilidade sonora. Principalmente para ser usado em escolas como a experiência de um streaming para ser lido.

Leve seus alunos à uma biblioteca que nunca fecha, CLIQUE AQUI

Boa leitura!

Postar um comentário

Por favor, assine o nosso LIVRO DE VISITAS, escrevendo o que desejar neste espaço. Agradecemos de coração!

Postagem Anterior Próxima Postagem