A Inclusão Escolar de aluno com deficiência exige que a
educação de maneira geral reveja seu papel, fundamentando-se no princípio da
educação como o direito social de todo cidadão brasileiro. Ela permitiu a
ampliação do debate e da reflexão sobre a diversidade humana nas dimensões
sociais e, ao mesmo tempo, das diferenças e necessidades individuais. A
educação infantil não pode fugir dessa responsabilidade, permitindo-se na
mudança de ideias e em atitudes e práticas nos âmbitos políticos, pedagógicos e
administrativos, gerando mudanças paradigmáticas na sociedade como um todo.
Numa creche ou escola infantil inclusiva, há de se pensar na
importância do planejamento, garantindo um ambiente estimulante de aprendizagem
e desenvolvimento para todas as crianças. Uma vez em que elas passam grande
parte do seu tempo nesses locais, temos que considerar a implantação de formas
de complementar as necessidades da criança pequena, tenha ela uma necessidade
educacional especial ou não. Nesse contexto de interações devem estar: a
oportunidade de todas participarem das brincadeiras e jogos, escolhendo os seus
parceiros e outros recursos, participarem das combinações de regras de
convivência em grupo, escolha de materiais e do espaço se isto for pertinente.
Com isso, a criança aprende a cuidar do material de uso individual
ou coletivo, aprende a dialogar como forma de lidar com os conflitos, aprende a
escolher com autonomia ao ter suas decisões respeitadas e apoiadas pelos
adultos, aprende a realizar sozinha ou com pouca ajuda de outras pessoas. E,
relacionando-se com os colegas e adultos, demonstram suas necessidades,
interesses, gostos e preferências.
A valorização das ações de cooperação e solidariedade, o
desenvolvimento de atitudes e a ajuda na colaboração e compartilhando suas
vivências nascem da convivência coletiva.
Publicado em 12/10/2020