PSICANÁLISE E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - Bases Teóricas Às Intervenções Clínicas E Na Sociedade Inclusiva

 

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Numa sociedade que muitas vezes marginaliza e estigmatiza aqueles que desafiam as normas ocasionais de habilidade, a psicanálise emerge como uma ferramenta poderosa para desvendar as complexidades psíquicas e emocionais que permeiam a experiência das pessoas com deficiência.

O livro "Psicanálise E Pessoas Com Deficiência - Bases Teóricas Às Intervenções Clínicas E Na Sociedade Inclusiva" mergulha em sete ensaios nas profundezas da psique humana, indo além das superfícies aparentes das especificações físicas e cognitivas. Ao focalizar a psicanálise da corporalidade na deficiência, a obra destaca o legado inestimável de Pierre Fédida, cujas contribuições pioneiras continuam a moldar o entendimento contemporâneo sobre a relação entre corpo, mente e deficiência.

Considerações sociais sobre um corpo com deficiência formam um fio condutor ao longo do livro, explorando a negação da deficiência e sua interseção com a identidade sexual e corporal. A dicotomia entre deficiência real e imaginária é habilmente abordada, desafiando preconceitos arraigados e destacando a singularidade de cada indivíduo.

Maud Mannoni, uma figura proeminente no campo da inclusão e educação inclusiva, é minuciosamente comprovada. O livro mapeia o desenvolvimento de sua carreira e ideias, sublinhando a influência significativa dessa pensadora nos estudos subsequentes. Suas reflexões sobre relações psicanalíticas mãe-filho fornecem uma lente única para compreender a negação e subjetividade da criança ou do adolescente com deficiência como sujeitos desejantes.

Ao explorar a posição de escuta como acesso à verdade da história individual, a obra revela insights importantes sobre a espectro autista. Destaca-se o direito à fala na deficiência intelectual, desafiando noções preconcebidas e defendendo a importância de dar voz aos marginalizados.

O estágio do espelho de Jacques Lacan é aplicado de maneira provocativa para examinar as complexidades enfrentadas por crianças e adultos mantidos na posição débil. O livro critica a falta de lugar de fala da deficiência intelectual e denuncia as tarefas reduzidas no mundo da educação, lançando luz sobre o "espelho perturbador" na educação inclusiva.

Como inter-relações entre complexo de inferioridade, melancolias e limitações criativas são escrutinadas minuciosamente. A influência do complexo de inferioridade na autoestima das pessoas com deficiência é abordada, conectando-se aos pensamentos de Freud sobre esse sentimento.

A obra transcende as fronteiras da psicanálise ao explorar as manifestações de arte e criatividade por meio de melancolias e limitações. Aborda, de maneira ousada, o racismo e o ódio no contexto das mudanças sociais no Brasil, oferecendo uma visão crítica e reflexiva.

“Psicanálise E Pessoas Com Deficiência - Bases Teóricas Às Intervenções Clínicas E Na Sociedade Inclusiva” é uma leitura essencial para acadêmicos, profissionais de saúde mental, educadores e qualquer pessoa interessada em compreender a riqueza e a diversidade da experiência humana, especialmente aqueles que desafiam as normas convencionais de habilidade.

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