Em novo lançamento, Emílio Figueira apresenta sua autobiografia, "Autor De Mim", uma obra com mais de 400 páginas e quase 300 fotos, retratando momentos importantes e as pessoas que marcaram sua trajetória. "Trata-se de uma edição independente e pessoal com todos os meus erros e acertos, que editei para ser também uma homenagem e agradecimento às pessoas que passaram pela minha vida", explica Emílio.
Emílio Figueira, que possui paralisia cerebral devido a uma asfixia no nascimento, superou os desafios impostos por sua condição, que afeta sua fala e movimentos, para se tornar um autor, pesquisador e acadêmico reconhecido. Ele escreveu mais de 600 textos jornalísticos, publicou 90 artigos científicos, e lançou 120 livros, tanto em formatos impressos quanto digitais.
Psicólogo, psicanalista, teólogo, escritor e poeta, Emílio também é professor e conferencista, com um vasto currículo que inclui três graduações, seis pós-graduações e dois doutorados. Entre os temas que aborda estão a Psicologia das Pessoas com Deficiência e a Educação Inclusiva.
Rubens Castro, professor aposentado da USP e crítico literário, ressalta: “Emílio Figueira é um grande paradoxo. Mesmo enfrentando dificuldades de coordenação motora e fala, ele se tornou um mestre da comunicação escrita, levando suas ideias de forma positiva para milhares de pessoas.”
"Autor De Mim" promete ser uma leitura agradável e inspiradora, marcada pelo estilo acessível e direto de Emílio, uma característica que sempre definiu sua escrita.